COMPROMISSO DE PUBLICIDADE RESPONSÁVEL

Publicidade responsável

Em 2007 o McDonald's tornou público seu código de ética publicitária. Tal documento foi publicado simultaneamente no Brasil e no mundo.

O objetivo dessa iniciativa foi o de tornar público o compromisso da empresa no tocante á publicidade da marca.

Desta forma o McDonald's, mais uma vez, confirma sua atuação ética, transparente e responsável, visando sempre a exceder as expectativas de seus clientes.

Veja o material na íntegra:

Código de Auto-Regulamentação Publicitária McDonald's Brasil

Em respeito aos seus consumidores, desde 2007, o McDonald's Brasil adota seu próprio código de auto-regulamentação publicitária que define as diretrizes das campanhas de seus produtos e serviços. São elas:

  1. Não utilizar linguagem persuasiva ou urgente ("Venha hoje mesmo" ou "Válido somente hoje") ou fazer propaganda de preµo para crianças;
  2. Evitar propaganda em programas direcionados para crianças em idade pré-escolar. Respeitar horário/ programação adequada à criança e família;
  3. Defender e promover estilos de vida ativos e equilibrados (nutrição e estilo de vida saudável) para crianças;
  4. Não fazer propaganda de produtos comestíveis ou bebidas em escolas elementares;
  5. Não mostrar crianças comendo perto da hora de dormir;
  6. Mostar o McLanche Feliz completo, com leque de opções em porções de tamanho apropriado para crianças;
  7. Brinquedos devem sempre ser mostrados de maneira verdadeira e funcionando de forma como possa ser realizado nas mãos das crianças;
  8. Se o brinquedo for parte da série, comunicar claramente como a série pode ser obtida.

Em complementação a estas práticas, em agosto de 2009 o McDonald's, através da Arcos Dourados, que tem a licença para operar a marca no Brasil, assinou, juntamente com 22 outras empresas precursoras, o compromisso brasileiro (vide abaixo) elaborado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA) sobre publicidade dirigida ao público infantil em complemento às normas anteriormente estabelecidas pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária).

Segue abaixo a íntegra do referido compromisso:

Desta forma e, seguindo o compromisso assumido, seguem abaixo os critérios adotados pela marca McDonald's no Brasil:

Premissas:

- A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que a necessidade de energia diária de uma criança varia conforme o sexo, a idade e o grau de atividade física. Desta forma, enquanto uma menina de seis a sete anos com moderada atividade física deve consumir 1.425 kcal por dia, por exemplo, um menino de nove a dez anos precisa consumir 1.975 kcal no mesmo período.

- Além disso, é consensual que as grandes refeições do dia, o almoço e o jantar, devem responder cada uma por cerca de 1/3 das calorias de que uma criança necessita diariamente.

Produtos para o Público Infantil:

- O McLanche Feliz, principal produto para este público, permite uma súrie de combinações adequadas à necessidade de calorias que uma criança deve consumir diariamente. Exemplos:

- As combinações do McLanche Feliz utilizadas em anúncios oferecem uma alimentação adequada para as crianças, tanto em relação às calorias quanto em relação aos valores de consumo diário de nutrientes recomendados para crianças pela OMS/FAO (www.fao.org)

- Sendo o "McLanche Feliz" uma das possíveis refeições de uma criança, as combinações mencionadas acima oferecem uma quantidade adequada de calorias, respeitam os teores limites de sódio, gordura saturada e gordura trans proposto pela OMS e contribuem positivamente com cólcio, proteína e ferro.

Bibliografia utilizada

(a) Human Energy Requeriments, report of joint FAO/WHO/UNU Expert Consultant 2004

(b) Fats and oils in human nutrition Food and Agriculture Organization and World Health Organization,

1994

(c) Fonte Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases Report of a Joint WHO/FAO expert consultation Geneva, World Health Organization, 28 January - 1 February 2002

(d) Protein and amino acid requirements in human nutrition - Report of a joint FAO/WHO/UNU Expert Consultation (WHO Technical Report Series ; no. 935) Geneva, World Health Organization, 2007 (faixa etária: 7-10 anos)

(e) Vitamin and mineral requirements in human nutrition, Second edition World Health Organization and Food and Agriculture Organization, 2004 (faixas etárias cálcio: 7-9 anos - ferro: 7-10 anos).